Tecnologia na Minha Escola
· Caracterização e estrutura tecnológica da escola:
A Unidade Escolar Des. Odilo Costa Filho, construída em 1974, é uma escola da rede estadual de ensino do Maranhão, localizada no bairro São Benedito em Timon – MA.
A Escola que atua na educação básica com séries que vão do 1º ao 9º ano e EJA – educação de Jovens e Adultos, conta hoje, com um quadro docente formado por 45 (quarenta e cinco) professores distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite.
No que diz respeito a estrutura tecnológica, a escola conta atualmente com: “02 (duas) TV 29 polegadas, 03 (três) toca CD play com entrada USB, 02 (dois) aparelho de DVD, 01(um) projetor de imagem, 01 um notebook, 01(uma) caixa de som amplificada e um laboratório de informática climatizado, com 10 (dez) computadores, mas sem acesso a internet”.
· Síntese das informações coletadas
De acordo com as informações coletadas através de uma pesquisa feita no dia 26/05/2011 com cinco professores de diferentes áreas do conhecimento, foi possível constatar e denotar que o uso de tecnologias e mídias na minha escola como “ textos impressos, apresentação de multimídia, imagem, áudio, vídeo, etc.”, já é uma realidade que esta aos poucos se desenvolvendo , mas continua sendo incipiente “principiante”, diante da própria exigência dos avanços tecnológicos que estão presente na vidas dos professores e alunos fora da escola.
Alguns docentes reclamam, afirmando que a escolar não disponibiliza recursos tecnológicos suficientes para que se desenvolva uma pratica educativa eficiente e capaz de atender a demanda de professores e alunos.
Nesse contexto um professor desabafou dizendo saber da importância do uso das mídias em sala de aula, mas reconhece algumas deficiências tais como: “a própria falta de conhecimento e habilidade quanto ao uso de muitos recursos tecnológicos, afirma que a escola dispõe apenas de 1 (um) projetor de imagem e 1 (um) notebook , e quando planeja uma aula com esse recurso, outro profº. já esta usando. Além do laboratório de informática da escola ter computadores modernos e novos, mas não tem “internet” uma ferramenta crucial para o uso dos computadores”.
Esse é o contexto e ao mesmo tempo o desafio que a escola Odilo Costa, apresenta com relação ao paradigma tecnológica que esta cada vez mas presente no dia a dia dos docentes e discentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário