Um novo desafio para comunidade escolar
* Francisco Jean da Silva Araujo
A Comunidade escolar vive um momento de complexidade no processo ensino aprendizagem, fruto principalmente de uma revolução tecnológica que acelerou e diversificou o fluxo de informação, que hoje, chega ao aluno por vários mecanismos e com mais rapidez no tempo e no espaço.
Essa disseminação do uso de tecnologias tem colocado a escola, enquanto ambiente de produção de conhecimento e formação de cidadãos, numa situação de repensar e refletir sua ação educativa, pois a comunidade escolar esta diante talvez do seu maior desafio: que é elaborar sua proposta pedagógica em consonância com essa nova conjuntura da revolução técnica e cientifica e das mídias em gerais, que estão cada vez mais acessíveis e presente na vida do aluno.
Outro desafio da escola diante dessa temática é formar cada vez mais cidadãos que sejam aprendizes mais flexível, eficientes e com autonomia, capazes de enfrentar com sucesso esses novos desafios e desenvolver as competências necessárias para que possam ser inseridos na cultura da aprendizagem, como explica (Pozo e Postigo, 200): “A nova cultura da aprendizagem requer, no mínimo, ensinar aos alunos, a partir de diferentes áreas, cinco tipos de capacidades para a gestão metacognitiva do conhecimento que são: competência para a aquisição de informação, competência para a interpretação da informação, competência para a análise da informação, competência para a compreensão da informação e competência para a comunicação da informação”.
Trilhando por esse caminho é preciso mudar as formas de apreender dos alunos bem como as formas de ensinar do professor, pois como afirma (Pozo e Pérez Echeverría, 2001): a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, exige novas funções docentes e discentes, as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade, uma mudança de concepções.
_____________________________________________________
* Licenciado e Pós-Graduado em Geografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário