domingo, 26 de junho de 2011

NAVEGANDO PELO WIKCIONÁRIO


"O WIKCIONÁRIO:  O DICIONÁRIO LIVRE"

O Wikcionário é um dicionário digital de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as regiões do planeta. O termo wiki significa dizer que qualquer pessoa pode contribuir ou editá-lo
No Wikcionário  podemos encontrar os mais variados verbetes com significados, sinônimos e classificações, é na realidade um dicionário digital com a possibilidade de todos nos podermos contribuir de alguma forma, principalmente com as variações linguísticas das diversas regiões brasileiras.
Navegar no Wikcionário foi uma experiência muito significante e prazerosa, pois além de se obter mais uma fonte de conhecimento e pesquisa on-line, a capacidade de se contribuir é nova e interessante. Não posso negar que no início tive um pouco dificuldade principalmente de encontrar os verbetes, mas depois fui me familiarizando e me aprofundei nas pesquisas de alguns verbetes que caracterizam o regionalismo piauiense.
Bom, foi uma experiência produtiva navegar nesse site de pesquisa, e viva a era digital!!!!.   

sábado, 25 de junho de 2011

NAVEGANDO PELA WIKIPÉDIA A ENCICLOPÉDIA LIVRE

Wikipédia a enciclopédia livre

 Navegar pela Wikipédia livre é bem interessante e um tanto dinâmico, bem como cheio de curiosidades e descobertas, resumindo, é uma  experiência bastante significante.
Descobri com clareza o significado de muitas palavras, verbetes, e nomes de cidades, pássaros, comidas, danças e fiquei por dentro de muitas informações que até em tão tinha curiosidade se saber. No Home Page ou pagina inicial, por exemplo, no link portais que disponibiliza uma organização temática da Wikipédia que traz tema como: “Arte e entretenimento, História, Tecnologia, Geografia, etc.”. Nesse portal quando ele retrata a temática “Geografia” achei bastante interessante, pois ele define a geografia e o seu objeto de estudo bem como disponibiliza link para vários artigos publicados por diversos autores espalhado por todo o mundo.
Bom, viajar e interagir com a Wikipédia livre é acima de tudo uma experiência concreta de viver uma globalização de produção de conhecimento, pois os conteúdos apresentam clareza, riqueza de detalhe, além de ser  muito bem interligado e contextualizado.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ATIV. 2.5 : PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET


ATIVIDADE: (Estudos de Mapas Virtuais)

·         OBJETIVOS:

  • ·         Conhecer alguns sites que trabalham com diferentes tipos de mapas;
  • ·         Orientar a navegação e a pesquisa nos sites que trazem os mapas virtuais;
  • ·         Conhecer os diferentes tipos de mapas;

ETAPAS: (Procedimentos)

  • ·         Acessar e navegar nos sites indicados pelo professor:
·         http://www.guiageo.com/
·         http://maps.google.com.br/
·         http://mapas.ibge.gov.br/
  • ·         Pesquisar nos sites indicados mapas: demográficos, morfoclimáticos e político administrativo.
RECURSOS:

·         Mapas
·         Internet
·         Editor de textos
·         Computadores;

AVALIAÇÃO:

·      Elaborar uma pasta no arquivo “MEUS DOCUMENTOS” com textos, mapas virtuais e imagens que contemplem  os diferentes  tipos de mapas , criando se possível  um link para acessar essa pasta.

____________________________________________
  • ·         Essa atividade será desenvolvida com alunos do 9º ano turma “B”   da  Esc.  Mário Covas.
  • Proposta elaborada pelo profº de geografia: Francisco Jean da Silva Araújo

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Depoimento da professora Amanda Gurgel: Um retrato da educação brasileira!!!!!

AS TICs NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM


Um novo desafio para comunidade escolar

                                         * Francisco Jean da Silva Araujo 

A Comunidade escolar vive um momento de complexidade no processo ensino aprendizagem, fruto principalmente de uma revolução tecnológica que acelerou e diversificou o fluxo de informação, que hoje, chega ao aluno por vários mecanismos e com mais rapidez no tempo e no espaço.
Essa disseminação do uso de tecnologias tem colocado a escola, enquanto ambiente de produção de conhecimento e formação de cidadãos, numa situação de repensar e refletir sua ação educativa, pois a comunidade escolar esta diante talvez do seu maior desafio: que é elaborar sua proposta pedagógica em consonância com essa nova conjuntura da revolução técnica e cientifica e das mídias em gerais, que estão cada vez mais acessíveis e presente na vida do aluno.  
Outro desafio da escola diante dessa temática é formar cada vez mais cidadãos que sejam aprendizes mais flexível, eficientes e com autonomia, capazes de enfrentar com sucesso esses novos desafios e desenvolver as competências necessárias para que possam ser inseridos na cultura da aprendizagem, como explica (Pozo e Postigo, 200): “A nova cultura da aprendizagem requer, no mínimo, ensinar aos alunos, a partir de diferentes áreas, cinco tipos de capacidades para a gestão metacognitiva do conhecimento que são: competência para a aquisição de informação, competência para a interpretação da informação, competência para a análise da informação, competência para a compreensão da informação e competência para a comunicação da informação”.   
Trilhando por esse caminho é preciso mudar as formas de apreender dos alunos bem como as formas de ensinar do professor, pois como afirma (Pozo e Pérez Echeverría, 2001): a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, exige novas funções docentes e discentes, as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade, uma mudança de concepções.
_____________________________________________________
* Licenciado e Pós-Graduado em Geografia

Portal do Professor

Portal do Professor

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores.

São muitos os recursos oferecidos:

Em Espaço da Aula, o professor tem sugestões de aulas publicadas, orientações para criar uma aula e a possibilidade de publicá-la no portal e pode também visualizar aulas criadas por outros professores de sua área. O Jornal do Professor é dedicado a revelar o cotidiano da sala de aula. Quinzenalmente oferece temas ligados à educação. Estes temas são escolhidos por professores que interagem com o jornal enviando sugestões, críticas, textos e músicas. Em Recursos Educacionais, o professor pode baixar e instalar programas e recursos multimídia publicados para enriquecer suas aulas. No link Cursos e Materiais são disponibilizados  materiais de estudo e indicados cursos oferecidos pelo Mec. Interação e Comunicação oferece chat, fóruns, blogs e inovações interativas, que podem ser acessados e receber participações.

Vale a pena visitar esse site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
aproveite!!!! 

EM BUSCA DE CONCEITO PARA HIPERTEXTO


HIPERTEXTOS

Segundo João Antonio de Carvalho (2009, p.264) “Hipertexto são textos digitais que apresentam comportamento “ativo”, ou seja, são textos que não são somente “legíveis” como os textos que encontramos em livros e revistas de papel. Um hipertexto é um texto que permite a existência de hyperlinks, que são aquelas áreas especiais que ficam vinculadas a outras paginas da WEB.”

De acordo com esse conceito podemos denotar que os hipertextos que tem como função principal ligar textos, seja por meio de palavras, sons ou imagens, a outras informações ou conjuntos de informações que tenha relação com o conteúdo abordado. Quando o internauta clica nos “hipertextos /links” para acessar essas novas informações, geralmente abre-se uma nova página onde aparece com maior clareza o conteúdo dos links abordado.

BIBLIOGRAFIA: 

CARVALHO, João Antonio. Noções de informática para concursos. Rio de janeiro: Elsevier, 2009.